Notícias
Informações básicas sobre o curso
Abaixo, apresentação de slides com as informações básicas sobre o curso:
É importante também que o aluno esteja ciente das Normas Acadêmicas da Graduação:
https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Normas-Academicas.
O Guia Acadêmico também é uma boa fonte de consulta:
Resultado ATPs 2017/1º
Segue planilha com o resultado do processo da análise das Atividades Teórico-Práticas,
referência: 1º semestre de 2017.
Inscrições para colação de grau - 24 à 28 de novembro de 2014
Estão abertas, do dia 24 à 28 de novembro, as inscrições para colação de grau dos prováveis formandos do 2º semestre letivo de 2014. Os interessados deverão entregar o formulário (disponível aqui no site, na aba "Requerimentos") preenchido no Colegiado, durante o período supracitado.
Haverá uma reunião para tratar dos assuntos relacionados à cerimônia de Colação, no próximo dia 28 de novembro, às 11:00 horas, na sala 3102 da Faculdade de Educação. Todos os interessados estão convidados.
É necessário que o aluno realize também o pedido de emissão de diploma, preenchendo o respectivo formulário (disponível na aba “Requerimentos”), anexando a documentação necessária (relacionada no próprio formulário) e entregando no Colegiado.
Horário de funcionamento durante as férias
Durante o período de férias (03/12/15 à 27/02/2016), o horário de atendimento do Colegiado será alterado. Veja abaixo:
Horário de Atendimento em Janeiro e Fevereiro:
Manhã: 09:00 às 12:00
Tarde: 14:00 às 16:30
Atividades Teórico-Práticas - Entrega 2017/2º
No período de 11 a 15 de setembro de 2017 receberemos a documentação referente ao cômputo das Atividades Teórico Práticas.
Para efetuar sua entrega sem contratempos, LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:
- Somente formulários completamente preenchidos serão aceitos (inclusive com o nome e data de realização do evento);
- Leia atentamente a resolução relativa às ATPs (disponível no site do Colegiado - ver link abaixo) e classifique os eventos/atividades de acordo com a mesma;
- Organize sua documentação na ordem dos casos da resolução (ex.: caso 1 - Representação discente; caso 2 - Participação em evento, relacionado à área da Educação, com duração mínima de 8h, sem apresentação de trabalho; caso 3 - (...); etc.); (modelo disponível no site do Colegiado - ver link abaixo).
- Lembre-se: você terá que apresentar original e cópia de toda a documentação. Os originais serão devolvidos depois de carimbados;
- A entrega acontecerá no horário de atendimento do Colegiado (09:00 às 11:30 e 18:00 às 20:00).
- Não haverá agendamento prévio;
Para acessar os arquivos relativos às ATP's, vá até o menu "Requerimentos", e em seguida, "Atividades Teórico-Práticas".
Semana de Formação Complementar 2015/1º
Informamos abaixo os prazos referentes à Semana de Formação Complementar 2014/2º para os alunos do 6º período:
09 de abril na Sala de Teleconferência - Seminários sobre Formação Complementar. Programação:
Professores convidados:
Walter Ude
Leôncio Soares
Francisca Maciel
Flávia Xavier
15 à 17 de abril - Entrega do requerimento de escolha da Formação Complementar pelos alunos das turmas do 6º período no Colegiado.
Reformulação do Plano de Estudos
Comunicamos que conforme consta em nosso Calendário, o SIGA estará aberto no período de 01 a 05 de junho de 2017, para Reformulação do Plano de Estudos. As orientações sobre a Reformulação encontram-se no arquivo em anexo.
A Reformulação do Plano de Estudos deve ser feita por todos os alunos de graduação para que a Universidade (através dos Colegiados e Departamentos) possa usar essas informações para prever a demanda de vagas para as turmas nas atividades acadêmicas, evitando transtornos no período de matrícula. Além disso, o Plano de Estudos é um dos critérios utilizados pelo SiGA para dar prioridade aos pedidos de matrícula.
Intercambistas 2014/2º
Veja abaixo as intercambistas do 2º semestre de 2014 e três depoimentos das intercambistas do 1º semestre de 2014.
Nome do Aluno | Universidade de Destino | País | Programa |
DAYANE MARCELINO DE SOUZA | UNIVERSIDADE DO ALGARVE | PORTUGAL | MINAS MUNDI |
EDSHEYLA SANTOS | UNIVERSIDADE DO ALGARVE | PORTUGAL | MINAS MUNDI |
LUIZA DORELLA DE BARROS | UNIVERSIDADE DE OSLO | NORUEGA | CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS |
TALITA MIRANDA LEITE | UNIVERSIDADE DO ALGARVE | PORTUGAL | MINAS MUNDI |
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Camila Macedo Chamon
Universidade do Algarve – Portugal
"O intercambio em outro país possibilitou uma nova forma de ver, compreender e estar no mundo, diferente da de antes. Carrego comigo novos conhecimentos que pude construir e questionamentosque pude reelaborar.
Na Universidade da Algarve cursei disciplinas dos cursos de Educação Social e Educação Básica, me possibilitando confrontar os aprendizados da minha universidade com a universidade anfitriã.
Além disso, a vivência de novos horizontes, novas teorias e novas formas de se fazer o profissional da educação (formal e não-formal), constituem ganhos em longo prazo, agregando fatores que certamente, estimularão pequenas e constantes mudanças em minha prática diária como Pedagoga."
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Daiane Santero
Universidade do Algarve – Portugal
"Se permitir passar por uma experiência de viver em outro país, com outra cultura, com outros costumes, outras crenças entre várias outras descobertas que fazemos ao longo do intercambio é experimentar e aprender no dia a dia o significado da riqueza da diversidade. O intercâmbio acadêmico proporciona não somente ou majoritariamente experiências acadêmicas, mas profissionais e pessoais. Particularmente cresci muito como aluna, profissional e como pessoa, pois essa transmissão de diferenças: ideológica, moral, acadêmica, culinária e várias outras fez com que eu aprendesse e ensinasse muito dos conhecimentos que adquiri na vida e na universidade, pois a todo momento você representa o seu país e a sua universidade nas escolhas e no posicionamento afirmando quem és e o que pretende fazer com o conhecimento adquirido."
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Viviane Okuma
Universidade do Minho – Portugal
"O relato sobre a minha experiência em participar do Programa de Intercâmbio Minas Mundi/UFMG na Universidade do Minho - UMINHO, na cidade de Braga, Portugal, no período de setembro de 2013 a fevereiro de 2014 se traduz nas palavras de Jorge Larrosa Bondía (2002), no artigo intitulo “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” publicado pela Revista Brasileira de Educação. Apesar de o texto fazer uma reflexão crítica sobre “pensar a educação a partir da experiência e sentido”, é possível correlacionar o significado de experiência com a minha trajetória de intercâmbio acadêmico. Significando um “upgrade”, “empowerment” na minha vida acadêmica, profissional e pessoal.
“A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar, e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço” (BONDÍA, 2002, p. 24).
Se calhar, participem do Intercâmbio Minas Mundi em Portugal ou em outras instituições estrangeiras parceiras, ou em outros países, ou em outros programas de intercâmbio oferecidos na UFMG."