Atividades Acadêmicas Complementares AAC (requerimentos, avaliações, relatórios)

AAC - Atividades Acadêmicas Complementares são atividades extras que os estudantes podem realizar para integralizar créditos do curso.

Atenção: Toda a documentação exigida (requerimentos, relatórios, etc.) deve ser entregue na secretaria do Colegiado, sala 2005 do ICEx.

Os estudantes do Bacharelado em Química precisam integralizar 10 créditos (150h) de AAC. Elas aparecem em seus planos de estudos como atividades optativas G8.

Os estudantes da Licenciatura em Química precisam integralizar 12 créditos (180h) de AAC. Para estes, elas também aparecem nos planos de estudo como atividades optativas G8.

Os estudantes do Bacharelado em Química Tecnológica precisam integralizar 12 créditos (180h) de AAC. Para estes, elas aparecem nos planos de estudo como atividades optativas G4.

Na matriz curricular, que pode ser acessada em CURSOS, no final há uma tabela na qual é mostrada como os créditos são distribuídos.

No arquivo AAC - orientações detalhadas é informado ao estudante o que e como poderá ser utilizado para integralizar essas atividades complementares.

Orientações referentes à documentação a ser entregue no Colegiado

Resolução

Formulários de Requerimento

Formulários de Avaliação

O procedimento para entrega da documentação é: imprimir, preencher e assinar o requerimento de integralização das horas, conforme indicado no link acima.

Os documentos devem ser apresentados e agrupados na seguinte ordem:

- Eventos e minicursos: requerimento e certificado(s) com carga(s) horária(s) declarada(s);

- IC: requerimento; declaração da PRPq, relatório. A avaliação do orientador deverá ser enviada diretamente pelo orientador para o e-mail da secretaria.

- Disciplinas de formação livre: somente o requerimento de aproveitamento de estudos.

De acordo com as Normas Gerais de Graduação (Art. 100), não é mais possível DEIXAR PARA O ÚLTIMO SEMESTRE DO CURSO o aproveitamento de disciplinas de formação livre para integralizar AAC para a colação de grau. Somente poderão ser processados os aproveitamentos de estudo de atividades cursadas em semestres anteriores ao do requerimento. O mesmo se aplica a qualquer outro aproveitamento de estudos no próprio semestre, como por exemplo, cursar QUI280 - Tópicos em Química Industrial A: Processos Industriais e querer o aproveitamento para QUI228 - Processos industriais.

A secretária do colegiado fará a conferência e preparará o documento para a coordenação do colegiado assinar, o qual posteriormente será enviado para a sessão de ensino do ICEx para que eles façam o lançamento das atividades no sistema acadêmico e arquivem na pasta física de cada estudante. Portanto, o processo todo é longo! Não deixem para última hora!