Matrícula
As orientações/explicações a seguir são gerais sobre a matrícula e são válidas todo semestre. Se você nunca leu essas orientações, leia.
1) O processo de matrícula é longo e todas as etapas são determinadas no calendário acadêmico da UFMG. Os Departamentos lançam as disciplinas no SIGA, os estudantes reformulam seus planos de estudos, os Colegiados lançam a oferta das disciplinas para o próximo semestre, os Departamentos aprovam a oferta e a partir daí entramos nas fases de envio dos requerimentos de matrícula pelos estudantes.
Nessas fases:
- Não é o plano de estudos que você tem que preencher e enviar, é o requerimento de matrícula. Se tiver dúvidas sobre como fazer o requerimento, aqui no site do Colegiado e em "APOIO AO ALUNO" tem os manuais do SIGA.
- Se der inconsistência, ela não poderá ser severa, caso contrário você não conseguirá enviar o requerimento. A inconsistência é severa quando fica evidenciado na cor rosa. Se ficar amarelinha não é tão grave e, nesse caso, é possível enviar o requerimento, o qual será analisado pela Coordenação do Curso, que por sua vez, poderá ou não deferi-lo ou alterá-lo para atender as normas acadêmicas.
- Inconsistência severa acontece quando o estudante quer cursar uma disciplina para a qual não tem o pré-requisito ou quando quer cursar disciplinas do 7º e 8º períodos, mas ainda está faltando cursar uma disciplina do 2º ou outras situações equivalentes que descumprem as normas acadêmicas da UFMG. Somente o estudante poderá remover essa inconsistência severa, nem que para isso tenha que colocar no seu requerimento uma única disciplina do período mais inferior do seu curso que ainda não tenha sido integralizada. Depois, na segunda fase da matrícula, poderão ser adicionadas mais disciplinas. Finalmente, no acerto manual da matrícula, qualquer pendência, caso ela ainda tenha persistido, poderá ser analisada pela Coordenação.
- Se ficar tudo verdinho, significa que não há inconsistências e, nesse caso, a Coordenação do Colegiado nem receberá seu requerimento para análise e ele irá direto para a fila do processamento da matrícula.
- Quando houver inconsistências, sempre preencha o campo de justificativa com detalhes que nos ajude a tentar resolver o seu problema. Lembre-se que o problema é seu e somos nós da Coordenação quem tentará resolvê-lo. Se não estiver justificado ou a justificativa não for clara ou se for absurda, a solicitação não será atendida. Se alguém faltar com o respeito, escrevendo alguma coisa inadequada no campo de justificativa, como aconteceu no passado, terá seu requerimento indeferido e tomaremos medidas disciplinares para coibir tal atitude.
2) O estudante fica irregular quanto é reprovado ou quando faz o trancamento parcial ou total de matrícula. Quando o estudante está irregular é natural que venha a ter problemas de conflito de horários. Disciplinas de um mesmo período e turno jamais terão conflitos, mas é muito frequente disciplinas de períodos diferentes terem horários conflitantes. Não adianta solicitar para mudar as disciplinas de horário quando estivermos no momento da matrícula, pois não há como fazer isso nesse período. Embora complicado e com poucas chances de sucesso, daria para tentar resolver as questões de conflito quando é feita a divulgação da prévia dos horários, mas não durante o andamento da matrícula. Além disso, o fato de estar irregular faz com que algumas disciplinas não estejam disponíveis para o estudante em determinados semestres, pois as disciplinas são ofertadas de acordo com o currículo padrão do curso, o qual pode ser observado em CURSOS.
3) Lembre-se que o que você está enviando em cada uma das fases da matrícula é um requerimento de matrícula. Ele tem que ser enviado, salvar apenas não funciona. Este requerimento é sua intenção de cursar determinadas disciplinas. Somente depois do processamento dos requerimentos e a divulgação do resultado é que você saberá se as disciplinas desejadas foram aceitas, mesmo que a Coordenação tenha deferido o seu requerimento sem qualquer modificação ou que ele tenha sido enviado sem qualquer inconsistência. Sempre que existir a possibilidade, escolha mais de uma turma em ordem de preferência. Se escolher uma turma só, poderá ficar sem a disciplina. Caso alguma disciplina não conste de sua matrícula, você poderá tentar adicioná-la novamente na 2ª fase ou no acerto de matrícula, cuja data é sempre informada aqui no site do Colegiado em "MATRÍCULA".
4) Em caso de dúvida no preenchimento e envio do requerimento de matrícula, sempre consulte o Manual do Aluno disponível aqui no site do Colegiado em "APOIO AO ALUNO".
5) É importante lembrar que o sistema acadêmico não verifica a cadeia de pré-requisitos para a disciplinas optativas, principalmente para as disciplinas de Tópicos em Química que compartilham o mesmo código. Não se matricule em nenhuma optativa sem antes ler a descrição da mesma contida no arquivo Descrição_optativas_DQ.pdf, disponível aqui no site do Colegiado em "MATRÍCULA". As matrículas solicitadas nestas disciplinas optativas, por aqueles sem os pré-requisitos, serão excluídas pela Coordenação do Curso durante a análise dos requerimentos com inconsistência, mas se o requerimento tiver sido enviado sem inconsistência o estudante poderá ser matriculado na disciplina. A responsabilidade é do estudante e se ele se matricular em uma disciplina sem condições de cursá-la, será dele o ônus de solicitar a remoção da disciplina no acerto presencial da matrícula ou trancá-la posteriormente, gastando seu saldo de trancamento parcial, já que não será aceita a justificativa "de não ter condições de cursar a disciplina" para o trancamento. Além disso, poderá ter o trancamento indeferido se o trancamento o levar a ficar com a carga horária inferior à mínima estabelecida nas normas acadêmicas.
6) Com respeito a efetivação da matrícula em cada disciplina, "quem" faz isso é o SIGA, tudo de forma automática, ou seja, a Coordenação do Colegiado não escolhe quem fica em uma turma. A efetivação da matrícula não ocorre por ordem de envio, por isso não adianta ser o primeiro a enviar o requerimento. No momento do processamento as vagas irão sendo preenchidas de acordo com os seguintes critérios, cuja ordem pode ser alterada pela Coordenação do Curso caso seja necessário:
- Curso
- Obrigatoriedade no percurso
- Menor número de reprovações
- Média de NSG
- Último NSG
- Menor CH (carga horária) integralizada
- Maior CH integralizada
- Previsão em plano de estudos
- Maior número de reprovações
É por esse motivo que, embora você tenha adicionado no seu requerimento, uma disciplina pode não estar na sua matrícula quando sai o resultado do processamento. Reforço o que já informei anteriormente, é importante escolher mais de uma turma em ordem de preferência para que, no processamento da matrícula, o sistema possa te alocar em outra turma, caso a primeira seja preenchida por estudantes com melhores pontuações.
7) Em função das normas acadêmicas, que obrigam cada Departamento a fornecer vagas para as disciplinas em quantidade igual ao número de ingressantes do curso acrescidas da média de reprovações dos últimos 3 semestres de oferta da disciplina, na primeira fase da matrícula, poderão não ser disponibilizadas vagas para estudantes que não sejam do turno/curso para o qual a disciplina está sendo ofertada. Assim, estudantes do noturno poderão não conseguir se matricular em disciplinas do diurno e vice-versa, assim como quem é da Química Tecnológica poderá não conseguir se matricular em uma disciplina que esteja sendo ofertada para a Licenciatura em Química e vice-versa, mesmo sendo os dois cursos noturnos. Porém, na fase 2, as vagas remanescentes serão liberadas para todos os turnos/cursos.
Desse modo, É EXTREMAMENTE IMPORTANTE que você não perca a primeira fase ou deixe de incluir no requerimento dessa primeira fase as disciplinas que queira/precise cursar. Nas fases seguintes não haverá garantia de vagas, já que a primeira fase é a que garante vagas ao estudante do curso em seu respectivo turno.
Caso você não tenha acesso à internet, peça para alguém de sua confiança para fazer sua matrícula.
8) A matrícula nas atividades acadêmicas curriculares de Formação Transversal para estudantes de graduação da UFMG deverá ser solicitada durante a 3ª fase da matrícula, quando também ocorre a matrícula em atividades de Formação Livre (eletivas), por meio do SIGA.
As Formações Transversais são estruturas formativas de formação complementar compostas por conjuntos de atividades acadêmicas curriculares que visam abordar temáticas de interesse geral e estão disponíveis para os estudantes de diversos cursos.
Informações detalhadas, tais como: o Catálogo das Formações Transversais, Cronograma de procedimentos para matrícula e o quadro de oferta das atividades acadêmicas curriculares, podem ser consultados no site da Prograd em https://www2.ufmg.br/prograd/ , do lado direito em azul, Acesso Rápido - Formação Transversal. O contato com a Secretaria das Formações Transversais é por e-mail transversal@prograd.ufmg.br.
9) Para os estudantes da Química lembrem-se (ou fiquem sabendo agora) que a matrícula nas Físico-Químicas Experimentais (QUI267 e QUI268) somente poderão ser feitas na 3ª fase da matrícula. Devido a um problema antigo, essas duas disciplinas, de 2 créditos cada, substituíram a QUI197 - Físico-Química Experimental de 4 créditos que consta da matriz curricular do curso de Química (bacharelado e licenciatura).
10) Aquele que desejar cursar alguma disciplina da pós-graduação, deverá enviar o requerimento de matrícula na 4ª fase para a secretaria de pós-graduação para que eles efetuem a matrícula. Verifique com a secretaria da pós se aceitarão o requerimento por e-mail ou impresso. O requerimento (baixar aqui), deverá ser preenchido, assinado pelo estudante e enviado, COM ANTECEDÊNCIA, para o e-mail da coordenação ou levado pessoalmente na sala da coordenação para assinarmos e devolvermos a tempo, de modo que no dia informado no calendário acadêmico, de posse do requerimento assinado, o estudante possa enviar para a secretaria da pós ou entregar pessoalmente. Se deixar para enviar para a coordenação assinar no dia da matrícula, correrá o risco de não receber o requerimento a tempo de enviar para a secretaria da pós.
Caso o requerimento disponível no link acima não fique preenchido corretamente, use esse outro modelo:
Se tiver dúvidas sobre como assinar o requerimento de matrícula, consulte este link.
11) Está pensando em se matricular em TCC? Então, leia aqui a resolução do Colegiado sobre o assunto. Para resumir, para cursar o TCC o estudante precisa ter integralizado 60% de AACC e 50% de optativas. Esses valores podem ser aumentados se o estudante estiver em débito com disciplinas de períodos anteriores ao do TCC.
12) Pense bem ao se matricular em muitas atividades. Não é porque há um limite máximo de créditos que você deva ficar perto dele. Lembre-se que existe um número limitado (e pequeno) de trancamentos parciais sem justificativa que cada estudante possui. Além disso, existe uma norma que deverá ser obedecida tanto na matrícula quanto ao requerer trancamentos parciais (Resolução CEPE 01/2018). Saiba mais sobre isso em APOIO AO ALUNO.
13) Você leu tudo, mas o problema foi você não ter enviado o requerimento de matrícula na primeira fase. Hummm... e agora, o que fazer? Reze bastante! kkk Na realidade, se você cometeu um deslize e não enviou o requerimento de matrícula na primeira fase, que é a mais importante, envie na segunda. Perdeu a segunda fase também? Envie um requerimento na terceira fase. Não tem nada que você queira cursar de disciplinas de formação livre? Então, nesse momento vai ter que rezar, mas rezar muito mesmo para que o Colegiado tenha um momento de acerto de matrículas e aceite fazer a matrícula dos distraídos.
O acerto manual de matrículas existe e é necessário para realizar a matrícula de estudantes que estão ingressando por reopção, continuidade de estudos, transferência ou obtenção de novo título. No entanto, utilizamos esse acerto (por enquanto) para realizar trocas de turmas, inclusões ou remoções de disciplinas de todos os estudantes dos nossos cursos. Importante deixar bem esclarecido que nenhum Colegiado tem a obrigação de efetuar a matrículas em disciplinas para os veteranos nessa etapa de acerto.
Matrícula 2023/1
SEMPRE CONSULTE AS ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A MATRÍCULA
Quadros de horários das disciplinas para 2022/2
Fiquem atentos às datas
1ª fase: 30/01 a 02/02/2023 - requerimento on-line de matrícula em disciplinas obrigatórias e optativas
2ª fase: 15 e 16/02/2023 - requerimento on-line de inclusão de disciplinas obrigatórias e optativas
3ª fase: 28/02 a 01/03/2023 - requerimento on-line de inclusão de disciplinas de formação livre (eletivas)
4ª fase: 06/03/2023 - requerimento de matrícula em disciplinas da pós-graduação - os requerimentos deverão ser assinados pela coordenação.
Início do 1º período letivo: 06/03/2023
Consulte as informações sobre as disciplinas optativas no arquivo de Descrição das optativas:
Acerto manual da matrícula
O atendimento PRESENCIAL dos estudantes veteranos e ingressantes (via ENEM/SISU, por reopção, transferência, obtenção de novo título ou por continuidade de estudos) será nos dias 06 e 07/03 (segunda e terça) das 09:00h às 12:00 e das 14:00h às 19:00h, na sala 106 do Departamento de Química.
TRANCAMENTOS
Observe (no calendário acadêmico da UFMG) as datas-limite para requerimento de trancamento parcial de matrícula, com ou sem justificativa, em atividades acadêmicas curriculares da Graduação assim como para requerimento de trancamento total de matrícula, com ou sem justificativa, no 1º período letivo de 2023 para os estudantes de Graduação.
Matrícula 2022/2
SEMPRE CONSULTE AS ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A MATRÍCULA
Quadros de horários das disciplinas para 2022/2
Fiquem atentos às datas
1ª fase: 01 a 04/08/2022 - requerimento on-line de matrícula em disciplinas obrigatórias e optativas
2ª fase: 19 a 22/08/2022 - requerimento on-line de inclusão de disciplinas obrigatórias e optativas
3ª fase: 29 e 30/08/2022 - requerimento on-line de inclusão de disciplinas de formação livre (eletivas)
4ª fase: 02/09/2022 - requerimento de matrícula em disciplinas da pós-graduação - os requerimentos deverão ser assinados pela coordenação (confirmaremos como isso será feito: se presencial ou por e-mail).
Início do 1º período letivo: 22/08/2022
Acerto manual da matrícula
O atendimento PRESENCIAL dos estudantes veteranos e ingressantes (via ENEM/SISU, por reopção, transferência, obtenção de novo título ou por continuidade de estudos) será nos dias 29 e 30/08 das 09:00h às 12:00 e das 14:00h às 19:00h, na sala 106 do Departamento de Química.
TRANCAMENTOS
Observe (no calendário acadêmico da UFMG) as datas-limite para requerimento de trancamento parcial de matrícula, com ou sem justificativa, em atividades acadêmicas curriculares da Graduação assim como para requerimento de trancamento total de matrícula, com ou sem justificativa, no 2º período letivo de 2022 para os estudantes de Graduação.
Matrícula 2022/1
SEMPRE CONSULTE AS ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A MATRÍCULA
Quadros de horários das disciplinas para 2022/1
Fiquem atentos às datas
1ª fase: 11 a 15/03/2022 - requerimento on-line de matrícula em disciplinas obrigatórias e optativas
2ª fase: 25 e 28/03/2022 - requerimento on-line de inclusão de disciplinas obrigatórias e optativas
3ª fase: 01 e 04/04/2022 - requerimento on-line de inclusão de disciplinas de formação livre (eletivas)
4ª fase: 07/04/2022 - requerimento de matrícula em disciplinas da pós-graduação - os requerimentos deverão ser assinados pela coordenação (confirmaremos como isso será feito: se presencial ou por e-mail).
Início do 1º período letivo: 26/03/2022
Acerto manual da matrícula
O atendimento PRESENCIAL dos estudantes veteranos e ingressantes (via ENEM/SISU, por reopção, transferência, obtenção de novo título ou por continuidade de estudos) será nos dias 31/03 e 01/04 das 09:00h às 12:00 e das 14:00h às 19:00h, na sala 106 do Departamento de Química. Nos dias 06 e 07/04, no mesmo horário e local, o atendimento será apenas para ajustes de matrícula dos estudantes ingressantes (via ENEM/SISU, por reopção, transferência, obtenção de novo título ou por continuidade de estudos) com ou sem aproveitamentos de estudos.
TRANCAMENTOS
Observe (no calendário acadêmico da UFMG) as datas-limite para requerimento de trancamento parcial de matrícula, com ou sem justificativa, em atividades acadêmicas curriculares da Graduação assim como para requerimento de trancamento total de matrícula, com ou sem justificativa, no 1º período letivo de 2022 para os estudantes de Graduação.
APROVEITAMENTO DE ESTUDOS PARA VETERANOS
Informamos que os requerimentos de aproveitamentos de estudos do primeiro semestre de 2022 deverão ser enviados ao Colegiado no período de 01 a 03 de junho.
Matrícula 2021/2
SEMPRE CONSULTE AS ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A MATRÍCULA
Quadros de horários das disciplinas para 2021/2
Fiquem atentos às datas
1ª fase: 20 a 23/09/2021 - requerimento on-line de matrícula em disciplinas obrigatórias e optativas
2ª fase: 06 e 07/10/2021 - requerimento on-line de inclusão de disciplinas obrigatórias e optativas
3ª fase: 14 e 15/10/2021 - requerimento on-line de inclusão de disciplinas de formação livre (eletivas)
4ª fase: 19/10/2021 - requerimento de matrícula em disciplinas da pós-graduação - os requerimentos deverão ser enviados por e-mail para a coordenação
Início do 2º período letivo: 13/10/2021
Acerto manual da matrícula
O atendimento dos estudantes veteranos e ingressantes (via ENEM/SISU, por reopção ou por continuidade de estudos) será nos dias 14 e 15/10 das 09:00h às 12:00 e das 14:00h às 19:00h. Nos dias 18 a 20/10, no mesmo horário, o atendimento será apenas para ajustes de matrícula dos estudantes ingressantes (por reopção ou por continuidade de estudos) com ou sem aproveitamentos de estudos.
SOBRE O MODO DE OFERTA DAS DISCIPLINAS NO EHE
As disciplinas teóricas e as optativas serão todas ofertadas no modo REMOTO, enquanto a disciplinas experimentais (práticas) serão ofertadas no modo HÍBRIDO (com atividades presenciais e remotas) e REMOTO (totalmente remoto).
No momento da matrícula vocês deverão escolher o formato desejado.
Uma vez escolhido o formato vocês deverão se sujeitar ao modo em que a disciplina será ofertada e, obviamente, ficarão sujeitos ao modo de avaliação e aferição de presença daquele formato.
As turmas das disciplinas normalmente são sempre identificadas com a letra T (teórica) e P (prática) seguida de letras e números que identificam a turma. No entanto, nesse semestre, a segunda letra depois do T e do P informará se a disciplina será remota (R) ou híbrida (H), por exemplo, QUI093 terá várias turmas: TRA, TRB, TRC, TRF, etc, todas remotas, já a disciplina QUI055 terá turmas TRF (teórica remota), PHE1, PHE2 (práticas híbridas), PRE1 e PRE2 (práticas remotas), e assim por diante.
As disciplinas GEL054 e EQM034 ficaram um pouco diferente, tendo duas letras IR depois do T e do P, significando que serão integralmente remotas.
As disciplinas de "massa", como FIS065, FIS069, FIS151, FIS153, FIS155, MAT001, MAT038, MAT042 e outras, não foram identificadas dessa forma e foram lançadas da forma convencional e TODAS serão REMOTAS.
TRANCAMENTOS
PARCIAL - 12/01/2022: Data-limite para requerimento de trancamento parcial de matrícula, com ou sem justificativa, em atividades acadêmicas curriculares da Graduação.
TOTAL - 25/02/2022: Data-limite para requerimento de trancamento total de matrícula, com ou sem justificativa, no 2º período letivo de 2021 para os estudantes de Graduação.
Matrícula 2021/1
Quadros de horários das disciplinas para 2021/1
Fiquem atentos às datas
1ª fase: 12 a 15/04/2021
2ª fase: 04 e 05/05/2021
3ª fase: 12 e 13/05/2021
4ª fase: 17/05/2021
Início do 1º período letivo: 17/05/2021
Acerto manual da matrícula
O atendimento dos estudantes veteranos e ingressantes (via ENEM/SISU, Transferência ou Obtenção de Novo Título) será nos dias 13 e 14/05 das 09:00h às 19:00h. Nos dias 17 a 21/05, no mesmo horário, o atendimento será apenas para ajustes de matrícula dos estudantes ingressantes com ou sem aproveitamentos de estudos.
Se tiver dúvidas sobre como fazer o requerimento de matrícula, consulte o manual da matrícula disponível em Manuais SIGA no menu APOIO AO ALUNO.
Matrícula 2020/2
Quadros de horários das disciplinas para 2020/2
Fiquem atentos às datas
1ª fase: 10 a 13/11/2020
2ª fase: 24 e 25/11/2020
3ª fase: 1 e 2/12/2020
4ª fase: 7/12/2020
Início do 2º período letivo: 30/11/2020
Se tiver dúvidas sobre como fazer o requerimento de matrícula, consulte o manual da matrícula disponível em Manuais SIGA no menu APOIO AO ALUNO.
Matrícula 2020/1
Quadros de horários das disciplinas para 2020/1
Ajuste para o Ensino Remoto Emergencial
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Descrição das optativas 2020/1 - atualizada.
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O formulário para ajuste ficará disponível de 24 a 26 de julho (sexta a domingo). Ele deverá ser preenchido, observando-se as instruções nele contidas, no link:
O processamento deverá ser concluído até 29 de julho. Verifique sua matrícula após essa data.
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Quadros de horários das disciplinas para 2020/1.
Fiquem atentos a data da matrícula online.
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1ª fase: 27 a 30/01/2020
2ª fase: 12 e 13/02/2020
3ª fase: 20 e 21/02/2020
Início do 1º período letivo: 02/03/2020
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Se tiver dúvidas, consulte o Manual do Aluno
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Atenção: Antes de efetuar a matrícula em disciplinas optativas, observe os pré-requisitos das mesmas no arquivo "Descrição Optativas". O SIGA não verifica a cadeia de pré-requisitos para disciplinas optativas e por essa razão a Coordenação do Colegiado faz essa tarefa após todas as etapas da matrícula e remove os estudantes que já estão com a matrícula confirmada, mas não possuem os pre-requisitos informados no referido arquivo.
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Atenção: Antes de efetuar a matrícula em disciplinas optativas, observe os pré-requisitos das mesmas no arquivo "Descrição Optativas". O SIGA não verifica a cadeia de pré-requisitos para disciplinas optativas e por essa razão a Coordenação do Colegiado faz essa tarefa após todas as etapas da matrícula e remove os estudantes que já estão com a matrícula confirmada, mas não possuem os pre-requisitos informados no referido arquivo.
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ACERTO PRESENCIAL DE MATRÍCULA 2020/1
O atendimento para acerto presencial de matrícula será na sala da coordenação do colegiado (sala 106 do DQ), por ordem de chegada, nos dias/horários abaixo:
Estudantes do diurno/noturno:
Quinta-feira (27/02), Sexta-feira (28/02) e Segunda-feira (02/03) das 9h às 12h e das 14h às 17h
Estudantes do noturno:
Quinta-feira (27/02), Sexta-feira (28/02) e Segunda-feira (02/03) das 17h às 19:30h
OBSERVAÇÕES:
1) O atendimento após às 17h será exclusivo para os estudantes do noturno, embora estes possam ser atendidos nos horários antes das 17h, já que este período é bem mais extenso e existem mais estudantes no período noturno que no diurno.
2) Após o dia 02/03 NÃO haverá mais acerto de matrícula, exceto para os ingressantes.
3) No dia 27/02 a prioridade no atendimento será dos estudantes ingressantes via Transferência ou Obtenção de Novo Título, conforme estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG.
Disciplinas de verão - 2020
As disciplinas que serão ofertadas na férias de verão são:
QUI057 - Química Quântica (prof. Amary) - Restrições: não ter sido infrequente em 2019/2 e não ter os pré-requisitos.
QUI143 - Química Geral C (prof. Guilherme) - Sem restrições, ou seja, qualquer um que tenha os pré-requisitos podem se matricular
FIS065 - Fundamentos de Mecânica - Restrições: não ter sido infrequente em 2019/2 e não ter os pré-requisitos.
FIS069 - Fundamentos de Eletromagnetismo - Restrições: não ter sido infrequente em 2019/2 e não ter os pré-requisitos.
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Para cursar essas disciplinas acesse o link: https://www.qui.ufmg.br/disciplinas-de-verao-solicitacao-de-matricula/
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MATRÍCULA 2019/2
Quadros de horários das disciplinas para 2019/2.
Fiquem atentos a data da matrícula online.
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1ª fase: 11 a 15/7/2019
2ª fase: 24 a 26/7/2019
3ª fase: 5 e 6/8/2019
Início do 2º período letivo: 5/8/2019
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Se tiver dúvidas, consulte o Manual do Aluno
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Atenção: Antes de efetuar a matrícula em disciplinas optativas, observe os pré-requisitos das mesmas no arquivo "Descrição Optativas". O SIGA não verifica a cadeia de pré-requisitos para disciplinas optativas e por essa razão a Coordenação do Colegiado faz essa tarefa após todas as etapas da matrícula e remove os estudantes que já estão com a matrícula confirmada, mas não possuem os pre-requisitos informados no referido arquivo.
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Atenção: Antes de efetuar a matrícula em disciplinas optativas, observe os pré-requisitos das mesmas no arquivo "Descrição Optativas". O SIGA não verifica a cadeia de pré-requisitos para disciplinas optativas e por essa razão a Coordenação do Colegiado faz essa tarefa após todas as etapas da matrícula e remove os estudantes que já estão com a matrícula confirmada, mas não possuem os pre-requisitos informados no referido arquivo.
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ACERTO PRESENCIAL DE MATRÍCULA 2019/2
O atendimento para acerto presencial de matrícula será na sala da coordenação do colegiado (sala 106 do DQ), por ordem de chegada, nos dias/horários abaixo:
Estudantes do diurno/noturno:
Segunda-feira (05/08), Terça-feira (06/08) e Quarta-feira (07/08) das 9h às 12h e das 14h às 17h
Estudantes do noturno:
Segunda-feira (05/08), Terça-feira (06/08) e Quarta-feira (07/08) das 17h às 19:30h
OBS.: O atendimento após às 17h será exclusivo para os estudantes do noturno, embora estes possam ser atendidos nos horários antes das 17h, já que este período é bem mais extenso e existem mais alunos no período noturno que no diurno.
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Disciplinas nas férias de verão - 2019
As disciplinas que serão ofertadas na férias de verão são:
QUI013 - TQA: Matemática Básica (prof. Amary) - Requisitos: Alunos reprovados em Cálculo I com nota menor que 40 que tenham sido frequentes na disciplina
QUI051 - Fundamentos de Química Analítica (prof. Valmir) - Sem restrições, ou seja, qualquer um que tenha os pré-requisitos podem se matricular
QUI143 - Química Geral C (prof. Guilherme) - Sem restrições, ou seja, qualquer um que tenha os pré-requisitos podem se matricular
QUI151 - Físico-Química CI (prof. Anderson) - Sem restrições, ou seja, qualquer um que tenha os pré-requisitos podem se matricular
FIS065 - Fundamentos de Mecânica - Sem restrições, ou seja, qualquer um que tenha os pré-requisitos podem se matricular
FIS069 - Fundamentos de Eletromagnetismo - Sem restrições, ou seja, qualquer um que tenha os pré-requisitos podem se matricular
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A disciplina QUI013 será computada na forma de optativa, mas tentaremos reverter os créditos para atividades acadêmicas complementares se o estudante preferir.
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Para cursar essas disciplinas acesse o link: https://www.qui.ufmg.br/disciplinas-de-verao-solicitacao-de-matricula/
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